domingo, 15 de abril de 2018

Phalaenopsis ou orquídea mariposa

Ola, pessoas queridas!!!
Tudo bem com vocês?!
Aqui, muito corrido... Mas vamos seguindo!!!
Hoje, a vez e das orquídeas...


Belas e exigentes!? Sim, talvez ou não?

Sempre me causou uma sensação de impotência o cultivo de orquídeas. Era pra mim um mistério, um desafio, pois perdi várias, matei na verdade :(
E passei um tempo me sentindo incapaz. Pura falta de estudo e conhecimento, confesso.
Como costumo dizer, a gente precisa se aproximar do objeto amado.  Assim é com tudo: dirigir, tocar um instrumento, usar  novas tecnologias, cuidar de animais, cozinhar, estudar um idioma...e cuidar de plantas nao é diferente. Aprender sobre  nossas paixões vira uma necessidade e uma paixão em si...rsrs
Ganhei uma, fui comprando outras  e adquirindo experiência, seguindo as próprias plantas, a intuição e estudando claro. Gostei dos resultados.
Comecei com as fáceis e generosas Cymbidium; depois, consegui acordo com as Dendrobium e cheguei às Phalaenopsis. Ainda não me atrevo com as Cattleya, mas chego lá.
A primeira Phalaenopsis foi presente dos amigos da escola, em setembro, por ocasião da despedida. É uma azul resultante do cultivo artificial que florescerá branca na próxima floração.


Em seguida, adquiri uma miniatura em dezembro.


Depois, passando num pet shop, vi vários vasos exuberantes no auge da florada e, num engradado próximo, outros tantos vasos cujas plantas exibiam poucas flores já sem viço e com folhas murchas, revelando sede e reação à falta de luz. A placa promocional, indicava a redução de 40 % no preço. Cheguei perto e parece que elas me pediam socorro. Fui abraçando os vasos e calculando quanto poderia gastar naquela manhã, uma vez que os gastos com remédios e ração terapêutica me pediam atenção.
Agarrei três plantas cujas cores  mais me atraíram e passei pelo caixa. Ainda pedi para a operadora que solicitasse a algum funcionário do setor uma rega generosa para as que iam ficar no engradado.
Quando entrei em casa, elas estavam ainda mais murchas com o calor de janeiro e a viagem de 80 quilômetros. Minha mãe aprovou a idéia e disse que o importante era saber a cor e isso era possível. Elas foram para o tanque  se refrescar.


No dia seguinte, ja estavam outras...rsrs
Sempre ouvi dizer que são plantas que amam conversa. Eu amo conversar, então, a gente se entendeu.
Coloquei os vasos sob a copa de uma arvore,  e elas começaram a mostrar  algum crescimento.
Fui notando que, nas hastes florais que haviam perdido as flores, novos botões foram apontando e também novas haste florais foram aparecendo. Elas continuaram e continuam a dar flor. Que delicia de surpresa!!!
Estão assim hoje...



Na etiqueta que acompanhava um dos vasos, havia a recomendação de usar dois cubos de gelo sobre o substrato uma vez por semana, bem como usar NPK 10-10-10 mensalmente.

Espero que tenham gostado.
Sempre é possível realizar sonhos... O meu era cuidar  e tirar o melhor delas.

Fiquem na PAZ.
Abração.
Obrigada pela visita.




segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Deu a louca no calendário floral!!!???

Olá, pessoal!!!

Tudo bem por aí?

Então... amo as flores de outubro e, este ano, elas começaram a me presentear em setembro e ainda estão me trazendo energia positiva em novembro.

Curto estes "equívocos" do calendário floral...rsrs. E digo pras plantinhas se elas estão fazendo um extra só pra nos alegrar.
Só pode!!! Ainda tem botões na flor de maio...💙💚💜🌸

Trago algumas fotos com carinho pra enfeitar a semana de vocês.
Claro que sabemos que a floração está ligada às condições climáticas e ambientais mais do que ao calendário...
Mas me divirto!!! Aí vão elas.

                            19/09/2017

29/10/2017

                             02/11/2017

Bom, desejo a todos uma semana iluminada e produtiva!!!
Obrigada pela visita.
Abração.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Amarílis

Olá, pessoal!!!
Tudo bem com vocês?!

Aqui, tudo vai bem. Meio corrido por conta da petland...entre consultas e remédios, vamos nos movendo.
Primavera quente esta, vcs concordam?!



Hoje, o encanto fica por conta dos Amarílis.
Eles abriram todos da mesma cor... E olhem que havia três cores...
Sobreviveram, este ano, ao ataque de lagartas e dos meus gatos...o que me deixou mt feliz!!!


Como ainda restam muitos pra florescer, espero que as outras cores ainda apareçam.

As noites quentes têm trazido visitas interessantes encontradas ao amanhecer ou ainda na escuridão. São mariposas muito "criativas" em suas apresentações...

Esta surgiu no quarto, e foi salva antes de virar brinquedo dos mascotes.

Asas fechadas me sugeriram uma carinha de animal...um urso, quem sabe?!


Asas abertas, lembra uma carinha de coruja, talvez?!

Bom, pessoal, fico por aqui.
Bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com agradece pela visita.
Fiquemos todos na PAZ.
Abração.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Quatro anos do bonecosdecimentoparajardim

Olá, pessoa linda!
Tudo bem por aí?!
Cá, só vontade de ficar debaixo do cobertor...rsrs
Hoje é dia de comemorar!!!
Quatro anos do bloguinho💕🎂🍾
Tem sido uma alegria enorme preparar as postagens e repartir um pouco do que amo com tantos parceiros anônimos e conhecidos.
As imagens que escolhi para o dia mostram algumas das brincadeiras que rolam por aqui...
Main, acho que o vento quer o meu chapéu!

Inesita, a primogênita dos bonecos criados por nós. Imperfeita na sua perfeição.



Onde coloco seu cacto, main?


Alguém sentou na minha cadeira!!! Kkkkk


Reciclar é preciso!!!


Nossa samambaia velhinha...


Flores alheias também valem!


Mamãe Doralice, Thomas e Francisco🐱🐈🐈❤️❤️❤️

Os melhores frutos do nosso jardim...crescidinhos... já vão fazer 6 meses daqui 6 dias...mais festa...

Super feliz de ter você aqui!!!
Abração de bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Flor-de-são-joão, marquesa-de-belas


Olá, pessoal!

Tudo bem ???

Semana chuvosa por aqui, graças a Deus. Tava fazendo falta um bocado de água vinda do céu. Que secura!!! Ninguém merece baixa umidade do ar! Afffff
E as plantitas que alegria...



Pyrostegia venusta, flor-de-são-joão ou cipó-de-são-joão, entre outros nomes recebidos do nordeste ao sul do Brasil, corresponde a uma trepadeira cuja floração de cor  laranja intenso atrai o olhar de quem passa ao longo de rodovias entre maio e setembro, dependendo da região.
Possui propriedades medicinais, que não tenho autoridade científica pra debater, mas que são voz corrente entre o povo. E pode, inclusive, ser venenosa para o gado se ingerida.
O que não se pode negar é sua beleza exuberante.
Minha mãe tentou por duas vezes até conseguir fazer uma muda. Emprestou uma estaquinha da vegetação ao longo da BR 116 e fez uma decoração no alambrado que divide nosso quintal em dois(a parte frequentada pelos gatos e a dos cães).
Eu já postei , no início do blog e da existência da planta, fotos dos dois tímidos cachinhos que ela nos presenteou.
Pois é, o tempo foi conferindo a ela  graça e vigor...






Bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com deseja a todos um lindo findi.

Grata pela visita.

Até breve.
Abração.


terça-feira, 8 de agosto de 2017

Flor de suculenta

Olá, pessoal.
Tudo bem com vocês?
Agosto... Uma dúvida: é mês de cachorro louco ou de loucos por cachorro?
Prefiro pensar na segunda opção...rsrs

Bom, hoje vou falar de algo que ainda vejo surpreender as pessoas assim como já aconteceu comigo. Pois é, as suculentas florescem!!!
As flores são de uma delicadeza  que encanta pelos detalhes, cores e tamanhos...sou fã!!!
Estes são meus presentes mais recentes.












A desta última foto não é minha. Eu perdi a minha para as pragas. Sempre que estava exuberante, era atacada. Isso por muitos anos. Eu fazia mudas e recuperava a espécie, até que morreu. Mas vou conseguir outra e mostro a vocês. Desta variedade nunca consegui flores. Mas amo de paixão!!!

Ofereço a todos que visitam bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com a  delicadeza destas plantas que sabem florescer com carinho e oferecem alegria e encantamento pra suavizar as durezas do caminho.
Voltem sempre.
Abração

terça-feira, 18 de julho de 2017

Paphiopedilum, queixuda ou orquídea sapatinho

Olá, pessoal!


Tudo bem com vocês?

A planta da vez é uma orquídea terrestre que é minha queridinha desde a infância...minha mãe ganhou um exemplar e nunca mais paramos de cultivar(apesar de algumas vezes termos deixado morrer).

                   Fundo do baú...rsrs

Já disse a vocês que deixo as próprias plantas me "dizerem" do que precisam e, nesse processo, às vezes, demoro a oferecer o que elas necessitam: tudo uma questão de comunicação e  linguagem...rsrs
Estas orquídeas revelaram,  então, que gostam de  luz, mas não de sol direto. São terrestres, mas o substrato deve ser poroso. Florescem em abundância com flores que permanecem até por um mês. Requerem umidade sem excesso e podem receber adubação a cada três meses. Uso os granulados 10-10-10 e 4-14-8.
De vez em quando, percebo que é necessário trocar de vaso, removendo um pouco o excesso de raízes.
Florescem entre o outono e o inverno, mas às vezes mudam os planos...rs

                        Junho/ Julho de 2017

Março de 2017

Até breve.

Bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com agradece pela visita.

Abração

terça-feira, 4 de julho de 2017

Cactus x cochonilhas

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Por estes lados, tudo beeem frio!!!!

Hoje, vou mostrar como os cactos não estão imunes às cochonilhas. Estas pragas me desafiam e  deixam irritada. Fico meio fora de mim quando vejo os danos causados...
O exemplar que lhes mostro a seguir vem sofrendo ataque por um bom tempo. Tentei a catação  manual, que é o meu recurso preferido, uma vez que já alivia a planta logo de início. Apliquei óleo de Neem. Refiz os procedimentos. E houve reincidências.


Semana passada, removi o cacto do vaso, retirei a terra toda das raízes e troquei tudo. Limpei com vinagre as pragas que vi e passei canela em pó na parte danificada _ havia um orifício na polpa da planta _ e recoloquei em terra fofa.
Ele parece bem agora.


Estas pragas podem chegar às raízes e ficam nas bordinhas do vaso escondidas, por isso ressurgem rapidamente após a gente ter feito a limpeza...ficam à espreita de nosso sossego ou descuido. Mas eu coloco as plantas perto de mim quando estão de quarentena...elas vêm habitar dentro de casa pq fica mais fácil de acompanhar...

Fico por aqui, desejo a todos um inverno bem aquecido não só com roupas confortáveis e abrigo, mas calor humano e carinho quentinho!!!
Grata pela visita ao bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com
Abração.



terça-feira, 27 de junho de 2017

Oncidium feliz, presente surpresa e Oiketicus Kerbyi

Olá, pessoal!

Tudo bem com vocês?


Por aqui tudo azul (ou quase)rsrs

Presentes são gestos de carinho. E, se eles vêm sem ser pra marcar uma comemoração e de surpresa, alegram os olhos e ainda mais o coração.
Foi assim que meu colega Sidney me encantou hoje e acertou na escolha porque sabe quanto curto minhas plantitas!!!!


E quem adorou o mimo e aproveitou para se espalhar e desfilar sua beleza foi minha Oncidium Tsiku Marguerite. Parece até que guardou sua floração pra estrear o cachepô.



Tivemos, dias atrás, uma visita curiosa por aqui...trata-se de um bicho-do-cesto. Sua "vestimenta" é composta de gravetinhos, areia, folhas etc e seda produzida por ela mesma. As fêmeas nunca passam desse estado, mas os machos tornam-se mariposas em sua fase adulta.

Apesar da aparência frágil e simpática, estes insetos constituem pragas vorazes que comprometem as plantações. Por aqui, não causou danos...rsrs

Gratidão pela preciosa presença.
Volte sempre ao bonecosdecimentoparajardim.blogspot.com
Até breve
Abração.

domingo, 21 de maio de 2017

As flores também gostam de frio

Olá, pessoal.
Tudo bem?!
Que friozinho delícia!!!
Mês de maio...as minhas plantitas parecem bem contentes! Exceção feita às onze horas😞😢😔
As flores de maio estão vestidas pra festa...rsrs


Até às violetas que ficam mais introspectivas nesta época estão floridas.


O Adenium se organizou e as florinhas estão lindas demais(pela primeira vez)!
Minhas orquídeas é que ficaram muito tristes, quase morreram, expostas à chuva ou com os vasos virados(obra dos gatos), sem receber água. O tempo dedicado aos cães e gatos da "maternidade" escasseou pras conversas e incentivo à vidinha delas. Mas já estou me redimindo do abandono que lhes infligi. Mudei algumas de vaso, substituí o substrato de outras...pus o papo em dia _ orquídeas adoram contato e conversas_ etc...etc...etc!
Os bebês cresceram e, agora, ajudam a cuidar das plantas...sqn

Estão sempre por perto durante a manutenção...nem que seja pra mexer na terra ou derrubar os vasos!!!

E de toda forma encheram meu coração de alegria!!!

Grata pela visita ao bonecosdecimentoparajardim!
Espero que tenhamos uma semana linda e produtiva, abençoado pelo Criador!
Abração!!!

sábado, 6 de maio de 2017

Adenium ou rosa-do-deserto

Olá, pessoas queridas.

Hoje, foi dia de dizer até breve a mais dois cachorrinhos dos três remanescentes...
Bom que tenham sido acolhidos por famílias amorosas...contudo, mas, porém, todavia, no entanto...a gente tem lágrimas em estoque!!! E passa chorando uns dias  até dar o tempo.
A que restou, agora, vai ficar. Chama-se Mabel. E eu sabia no coração que não iria embora.

As plantas seguem florindo...a primeira floração do meu lírio-impala ou rosa-do-deserto desde que o comprei há dois anos e nove meses.



E olhem que quase morreu!!!
No ano passado, encheu-se de botões que não abriram...secaram fechados. Depois deu uma podridão que reduziu bem o tamanho da planta, mas, após ser podada, reagiu para nossa alegria :)
Ela própria foi indicando, com suas reações, o lugar que queria e se adaptou bem.

Espero que o findi seja proveitoso e tranquilo para todos nós.
Grata pela preciosa presença de vocês aqui no bonecosdecimentoparajardim.
Até breve!!!
Abração.